Os trabalhos vencedores em cada categoria foram disponibilizados no site oficial do Festival, onde é possível conferir a lista completa dos destaques
Rondônia - O Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera), promovido pelo governo de Rondônia, consolidou-se como um marco no incentivo à arte e cultura escolar no estado. Instituído com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e na Lei Estadual Nº 4.239/2018, tem como objetivo promover talentos estudantis e fortalecer os laços culturais em Rondônia. O evento de 2024 foi marcado por uma expressiva participação popular, com transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube da Mediação Tecnológica da Seduc, e com votação aberta ao público, entre os dias 2 e 4 de dezembro, por meio da plataforma oficial do Festival.
Organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da Diretoria-Geral de Educação (DGE) e da Coordenadoria de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar (Cefacee), o evento reforça a importância da valorização cultural no ambiente educacional. A edição deste ano bateu recordes, com mais de 21 mil votos computados, evidenciando o engajamento da comunidade. Além da votação popular, os trabalhos foram avaliados por uma curadoria especializada, a fim de garantir uma escolha justa e criteriosa.
VENCEDORES
A edição deste ano reafirmou o compromisso do Fera em promover não apenas a arte e a cultura, mas também o orgulho pela identidade brasileira, inspirando uma nova geração a valorizar suas raízes e contribuir para a continuidade desse legado. Para conferir os vencedores desta edição, basta clicar no link abaixo e conferir os ganhadores de cada categoria e seus respectivos segmentos: https://docs.google.com/document/d/1z3qiR8bxzIPaHCpLeZUpWgZyufdZKsbj/edit?usp=sharing&ouid=104115477644570999308&rtpof=true&sd=true
A edição deste ano bateu recordes, com mais de 21 mil votos computados
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Festival é um exemplo de como iniciativas culturais podem transformar a educação, incentivando a expressão artística e o protagonismo juvenil no estado. “Além de celebrar a diversidade, o Fera também estimulou reflexões sobre a importância da preservação cultural e o papel dos estudantes como agentes de transformação na sociedade”, salientou.
VITRINE ARTÍSTICA
A gerente de Arte e Cultura Escolar da Seduc, Sabrynne Sena destacou que, o tema escolhido para este ano foi “Brasilidade”, refletindo, sobretudo, a riqueza cultural do país. “Durante o evento, alunos de escolas estaduais apresentaram trabalhos que foram desde manifestações folclóricas e danças tradicionais até releituras contemporâneas da cultura brasileira, demonstrando criatividade e talento.”
Festival tornou-se uma vitrine para a expressão artística estudantil do estado
Ainda de acordo com a gerente, a plataforma de votação também tem a função de ser uma mostra artística permanente dos alunos, atuando como uma vitrine virtual. Ela vai servir como um repositório artístico, atualizada anualmente com os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. Além de valorizar as produções, o acervo poderá ser utilizado em sala de aula como um instrumento pedagógico, enriquecendo as práticas educacionais e promovendo a integração entre arte e ensino.
Segue link do site do Fera: https://fera.seduc.ro.gov.br/
INTERAÇÃO CULTURAL
A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini enfatizou que, a proposta do tema permitiu uma imersão em aspectos culturais regionais e nacionais, e promoveu uma interação entre as raízes locais de Rondônia e a herança cultural brasileira como um todo.
“O Fera 2024 destacou-se como uma iniciativa inovadora e interativa. Reuniu escolas estaduais e superintendências regionais de educação em uma celebração conjunta. A Gerência de Arte e Cultura Escolar, responsável pela execução do Festival, coordenou um evento que não só revelou novos talentos, mas também fortaleceu a integração entre alunos, professores e a sociedade”, frisou a secretária da Seduc.