O evento reafirma o empenho do governo de Rondônia com a valorização e promoção da rica diversidade cultural da região
Rondônia - Durante o festival Duelo na Fronteira, o Bumbódromo Márcio Manacho, em Guajará-Mirim, foi tomado novamente pela emoção e energia dos bois-bumbás Flor do Campo e Malhadinho, que encantaram o público em sua segunda noite de apresentações, no domingo (17). O evento reafirma o empenho do governo de Rondônia com a valorização e promoção da rica diversidade cultural da região.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância do evento para a cultura e economia do estado. “O festival de Guajará-Mirim é um patrimônio que une o povo rondoniense em torno de suas tradições. A apresentação dos bois-bumbás é um espetáculo que emociona e fortalece nossa identidade cultural, além de movimentar a economia local e o turismo. Rondônia está de parabéns por preservar e valorizar esse legado.”
O público presente foi fundamental para o sucesso do evento, como destacou o visitante Carlos Almeida, que acompanhou as apresentações. “Foi emocionante ver toda essa riqueza cultural. O Duelo na Fronteira é uma experiência única, que nos faz sentir orgulho de Rondônia. É um evento que merece todo o apoio e reconhecimento.”
Enredo do Flor do Campo trouxe à tona a herança cultural construída pela união de indígenas, europeus e africanos
O titular da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Júnior Lopes, enfatizou o papel da cultura como vetor de desenvolvimento. “O trabalho para realizar um evento dessa magnitude é fruto de muito esforço e dedicação. Nosso trabalho é garantir que a cultura seja valorizada e que eventos como este sigam inspirando gerações, fortalecendo a economia criativa e promovendo Rondônia para o Brasil e o mundo.”
APRESENTAÇÕES CULTURAIS
O boi-bumbá Flor do Campo abriu a noite de domingo com o tema “Terra de um Povo Mestiço”, reafirmando a força da miscigenação brasileira. O enredo trouxe à tona a herança cultural construída pela união de indígenas, europeus e africanos, representando a pluralidade que define o Brasil e, em especial, a identidade do povo rondoniense. A apresentação destacou que os indígenas, primeiros habitantes da região, se misturaram aos colonizadores europeus e, posteriormente, aos negros africanos trazidos como escravizados, formando um povo único, diverso e resiliente.
Boi Malhadinho celebrou as raízes e histórias de Rondônia
Na sequência, o boi Malhadinho apresentou o tema “Tekohá – Este chão é nossa essência”, celebrando as raízes e histórias de Rondônia. O espetáculo conduziu o público por uma viagem pelo passado, desde a época em que a região integrava o estado do Mato Grosso até o desenvolvimento cultural do Vale do Guaporé. Elementos como a lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), a religiosidade local e a exuberância natural da fauna e flora do estado foram exaltados.
RESULTADO
A apuração que definirá o grande campeão do festival Duelo na Fronteira de 2024, acontece nesta segunda-feira (18), em clima de muita expectativa. O vencedor será anunciado após a contagem dos votos dos jurados, que avaliaram aspectos como criatividade, enredo e apresentação. O festival dos Bois-bumbás de Guajará-Mirim segue fortalecendo sua posição como um dos maiores eventos culturais de Rondônia e do Norte do Brasil.