O evento promove cultura de aquisições públicas regulares e profissionais, incentivando uma gestão pública colaborativa e transparente
Porto Velho, RO - Com o tema “O Resultado Útil como Objetivo das Compras Públicas”, o governo de Rondônia deu início, nesta quarta-feira (4), no auditório de uma Instituição de Ensino Superior (IES) em Porto Velho, ao II Congresso Estadual de Compras Públicas. O evento, que segue nesta quinta-feira, é conduzido pela Superintendência Estadual de Licitações (Supel), e representa a busca pela profissionalização e aprimoramento contínuo das práticas de contratação no setor público, além do compromisso do governo com a eficiência e a transparência no uso dos recursos públicos.
O público-alvo do evento reúne servidores públicos, representantes das áreas técnicas e jurídicas envolvidos nos processos de contratações, Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), outros órgãos e secretarias envolvidos.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o objetivo é melhorar a gestão pública, garantindo que as compras realizadas pelo governo do estado sejam eficientes e gerem os melhores resultados para a população.
NOVA LEI DE LICITAÇÕES
Um dos objetivos do Congresso é alinhar as diretrizes da Nova Lei de Licitações, uma peça-chave para as compras públicas, garantindo que os procedimentos adotados sigam os padrões de integridade e eficiência esperados pela sociedade. Com a realização de palestras, talk shows (debates) e workshops, além de uma exposição sobre a história do processo de licitação no mundo, o evento promove a cultura das aquisições públicas regulares e profissionais, incentivando uma gestão pública colaborativa e transparente.
O superintendente de Compras e Licitações do Estado de Rondônia, Israel Evangelista, reforçou a necessidade de orientar as práticas de contratação para que os resultados sejam úteis e de qualidade. “Este é um momento de alinhamento para elevar o padrão das contratações públicas em Rondônia. Nosso objetivo é garantir que cada fase do processo licitatório seja conduzida com excelência, atendendo às demandas da sociedade de forma transparente e eficiente”, evidenciou.