O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

17.08.24 - BOM DIA!
RONDÔNIA

1919 – A Escola Municipal de Música recebeu vários instrumentos, doados pelos moradores Esron Menezes e José Soeiro, a serem usados também na Banda Marcial.

1949 – Soldados da 3ª Cia EB, Guarda Territorial e populares extinguiram um incêndio nas laterais e cabeceira da pista do aeroporto “Salgado Filho” – Caiari.

1967 – A coluna “AM na Rua” denuncia a quantidade de buracos em pleno centro comercial. Um deles impede a passagem de veículos na Rua Prudente de Moraes.

1981 – O presidente João Figueiredo manda ao Congresso Nacional o projeto de lei criando o Estado de Rondônia.
 
1982 – Muito elogiada a decisão de tornar patrono do Hospital de Base o médico Ary Pinheiro, “escritor, naturalista, etnólogo, e grande figura humana”, lembrou o jornalista Pedro Gondim.

1983 – Já está na Câmara Municipal projeto de Lei do prefeito Sebastião Valladares autorizando construir em Porto Velho edifícios até 8 andares. (AM – ed 14.600 – Pá 1 e 3)

1990 - O TSE mantém a punição do TRE e o candidato a governador Orestes Muniz perde 20 minutos no horário eleitoral, a favor do candidato Osvaldo Piana. É a 1ª vez que isso acontece em Rondônia.
 
HOJE É

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Dia de Ação para a Eliminação do Câncer do Colo do Útero. Dia Mundial da Prematuridade. Dia do Patrimônio Histórico Nacional. Dia Nacional da Construção Social. Dia do Pão de Queijo.
Católicos celebram Santa Clara da Cruz, Santa Beatriz da Silva, São Jacinto de Cracóvia, Santo Eusébio.

BRASIL

1940 — Regida por Eugen Szenkar acontece, no Rio de Janeiro, o 1º concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira. 

1979 — Fundada a Associação Nacional de Jornais do Brasil, com o objetivo de defender a liberdade de imprensa.
 
MUNDO

1560 — O Protestantismo é estabelecido como religião nacional na Escócia. 

1945 - A Revolução dos Bichos, de George Orwell (1903/1950), é publicada pela primeira vez. 

1953 — Toxicodependência: a 1ª reunião dos Narcóticos Anônimos ocorre no Sul da Califórnia.

FOTO DO DIA
A VEZ DO LEGISLATIVO

Há 43 anos uma ideia que vinha desde a década de 1950 passa a ganhar, quando o presidente João Figueiredo manda à Câmara Federal o projeto que extingue o Território e cria “a nova estrela no céu da União”, o Estado de Rondônia.

Na década de 1960 estudantes – cursando faculdades fora do Território, começaram a discutir o assunto, que muitos consideravam “uma loucura”.

Em 1962, já decidido a não tentar a 4ª eleição, mas com certeza prevendo que isso poderia impulsionar a candidatura de seu primo Ênio Pinheiro, o deputado Aluízio Ferreira anunciou ter apresentado um projeto de lei criando o Estado de Rondônia.

Talvez por falta de espaço político dentro da Câmara, para fazer andar um projeto a ideia não vingou, além do que àquela altura tramitava o projeto que em julho, através da lei 4.070/62, criou o Estado do Acre.

Deputado federal de 1971 a 1983, Jerônimo Santana (MDB) dizia ter apesentado projetos, mas culpava a Arena que não eleição de governador.

Ênio Pinheiro governou por 2 vezes o Território e perdeu a eleição de 1962 por 500 votos.