O evento contou com a participação de representantes da embaixada do Peru no Brasil e empresários de diversos setores
Rondônia - Um encontro de negócios, visando fortalecer os laços comerciais e estreitar as relações bilaterais entre Rondônia e Peru, foi realizado nesta terça-feira (7), na sede do palácio do Governo em Porto Velho. O evento contou com a participação do embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio e da diretora-geral do Escritório de Comércio do Peru no Brasil, Promperu Brasil, Silvia Seperack, além de representantes do Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru e 20 empresários peruanos, marcando uma nova etapa de cooperação econômica entre os dois países.
Durante a reunião, foram discutidas oportunidades de investimento, parcerias comerciais e projetos de colaboração em áreas estratégicas como agronegócio, tecnologia, infraestrutura e turismo.
O vice-governador do Estado, Sérgio Gonçalves destacou a importância do evento como referência na relação entre Rondônia e o Peru, ressaltando o potencial de crescimento e desenvolvimento mútuo, que a parceria pode proporcionar. “Esse estreitamento das relações comerciais entre Brasil e Peru faz parte da política do governo. Sabemos que há uma lacuna de oportunidades a serem exploradas entre os países vizinhos e esse encontro permite a troca de experiências e a identificação de potenciais sinergias, representando mais vendas às empresas e geração de emprego e renda”, pontuou.
O embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio, ressaltou que o foco da delegação é conhecer as oportunidades de comércio em Rondônia e promover os produtos peruanos. Também considerou que o momento representa uma abertura importante de mercado transfronteiriço, que pode ser impulsionado com as futuras operações no porto de Chancay, maior porto da América Latina em construção, no Peru.
O embaixador do Peru, no Brasil, Rómulo Acurio destacou que, o foco é conhecer as oportunidades de comércio recíproco entre os dois países
Segundo Acurio, será preciso identificar concretamente, qual a logística das rotas que podem ser utilizadas e quais produtos podem ser movimentados, tanto para o mercado peruano quanto para o mercado asiático. “Estamos impressionados com o potencial desenvolvimento econômico de Rondônia, por isso trouxemos uma delegação expressiva de empresários de exportação e logística do Peru, para mostrar as oportunidades”, destacou.
Também integram a comitiva do Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru, a diretora-geral de Facilitação do Comércio Exterior e Turismo, Claudia Parra Silva, a diretora de zonas econômicas especiais, Carol Flores e o diretor de desenvolvimento de mercados internacionais, Boris Gómez.
As empresas peruanas presentes no encontro demonstraram interesse em explorar oportunidades de negócios em Rondônia, reconhecendo a qualidade e a competitividade dos produtos e serviços locais. Os representantes institucionais destacaram a importância da cooperação entre os setores público e privado para promover a integração regional.
PROGRAMAÇÃO
Durante a manhã a delegação peruana visitou o Porto de Porto Velho e conheceu as instalações e funcionamento do terminal portuário.
A comitiva assistiu a uma apresentação, In loco, conduzida pelo diretor de Operação e Fiscalização, Alfredo Yukio, que apresentou o potencial de movimentação de cargas e as perspectivas de crescimento. Yukio revelou que o Porto já tem uma logística de transporte para Iquitos, no Peru, onde movimenta, principalmente açúcar, óleo e arroz.
As atividades seguem até quarta-feira (8), com apresentações de seminários sobre oportunidades comerciais, rodadas de negócio, whorkshop de logística e visitas a empresas, em Porto Velho.