O DIA NA HISTÓRIA
24.12.2023 – BOM DIA

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA

1914 – O governador (AM) Jonatas Pedrosa nomeia o major Fernando Guapindaia de Souza Brejense superintendente (prefeito) e os intendentes (vereadores) do município de Porto Velho.

1953 – Autor de acusação falsa contra várias pessoas do Território, acusando-as de tramar a criação de uma “República Socialista do Guaporé”, o boliviano Alberto Gutierrez virou réu do STM.

1954 – Encerrada a contagem de votos da 3ª eleição para deputado federal do Guaporé, eleito Joaquim Vicente Rondon com 3.182 votos contra Aluízio Ferreira, 2.863, que tentava o tercqeiro mandato.

1981 – O ministro da Justiça Abi-Ackel instalará, em nome do presidente João Figueiredo, a instalação do Estado, dia 4 de janeiro. (AM)

1981 - O governador Jorge Teixeira publicou nota na imprensa, lembrando a responsabilidade de cada um no futuro de Rondônia.
 
COMEMORE

Dia do Órfão.
Católicos celebram 4º Domingo do Advento, Santa Tarsila, Santa Irmina

BRASIL

1999 – Morre João Figueiredo (n. 1918), presidente que assinou a lei de criação do Estado de Rondônia.
 
MUNDO

1524 — Morre Vasco da Gama (n. 1469), descobridor do caminho marítimo para as Índias.

1734 — Publicadas as “Cartas Filosóficas” de Voltaire.

1818 — Primeira apresentação de Noite Feliz acontece na igreja de St. Nikolaus (Áustria).

FOTO DO DIA
PRESENTE QUE NÃO TEM PREÇO


Na véspera do Natal de 1981 o governador Jorge Teixeira mandou publicar nos jornais – Alto Madeira, Guaporé, Tribuna e Imparcial, uma nota em que delineia sua proposta de governo, agora como Estado, pedindo a Deus que abençoe à Nova Estrela no Azul da União.

Na nota Teixeira agradece a todos que compartilharam a construção do Estado, o que permitiu “uma conquista que nos engrandece e muito nos honra”.

O governador lembra que todos os rondonienses “trabalhem mais, em busca de um futuro, que já está sendo antecipado”, destacando que a nova condição de Rondônia orgulhece todos os cidadãos de origens as mais diversas e que a nova Unidade da Federação siga os exemplos dos que, com muito trabalho mudaram a geografia e a história “tornando compêndios obsoletos”.

Ao final Teixeira disse esperar “Que a Estrela que acabamos de ganhar seja nossa guia de fraternidade cristã, de amor e de esperança”, lembrando ainda os menos favorecidos.

“Ganhamos um presente de Natal que não tem preço”, lembrou o governador Jorge Teixeira, fazendo questão de citar a responsabilidade de cada um para com essa mudança.

Foto - O governador Jorge Teixeira – F. Machado